A igreja pelo mundo Publicações

Começa na próxima quarta (22/08) o IX Encontro Mundial das Famílias em Dublim, Irlanda.

“O Evangelho da família, alegria para o mundo” será tema do IX Encontro Mundial das Famílias, em Dublim. O evento ocorrerá no período 22 a 26 de agosto de 2018, com presença do Papa Francisco. Em coletiva de imprensa, no Vaticano, dia 24 de maio, o arcebispo da capital irlandesa, Dom Diarmuid Martin e o presidente do Pontifício Conselho para a Família, dom Vincenzo Paglia, falaram sobre a escolha da temática.

Dom Paglia afirmou que a exortação apostólica do papa, Amoris Laetitia, norteará as reflexões em preparação ao Encontro Mundial.

“É o primeiro grande encontro das famílias do mundo depois do Sínodo dos Bispos, após o qual o Papa Francisco publicou a Exortação Apostólica Amoris Laetitia, que se torna, obviamente, a ‘Carta Magna’ de todo o encontro, quer na sua preparação como na sua celebração”, disse Dom Paglia.

No discurso, o arcebispo Dom Martin ressaltou que o documento requer não uma simples atualização da pastoral familiar, e sim “um novo modo de viver a Igreja, um novo modo de realizar aquele amor que tona alegre a vida do povo de Deus, das famílias e da própria sociedade”.

Sobre a organização do evento, Dom Martin explicou que a preparação para o evento mundial deve envolver, em particular, toda a Igreja e as famílias em Dublin e da Irlanda. De acordo com o bispo, o país é uma nação jovem e marcada por uma forte crise econômica.

“Às vezes, vemos críticas a eventos que parecem mundiais, mas a preparação é local. É esse o desafio que a Igreja na Irlanda deve enfrentar, mas estou certo de que conseguiremos vencê-lo bem”, pontuou.

Ao final da coletiva, Dom Paglia disse que, em preparação ao Encontro Mundial, o Pontifício Conselho para a Família organizará diversas iniciativas voltadas aos movimentos, com participação de teólogos, de comunidades e universidades.

Para acessar o conteúdo das Catequeses preparatórias para o IX Encontro Mundial das Famílias, clique aqui.

Mais informações sobre o evento: https://www.worldmeeting2018.ie/es

Fonte: Rede Século 21