A igreja pelo mundo Artigos

Bispos da Amazônia se pronunciam contra a intolerância aos venezuelanos

Os bispos presentes do III Encontro da Igreja Católica na Amazônia Legal, reunidos no Centro de Treinamento da Maromba, em Manaus, manifestaram indignação com a intolerância manifestada contra as mulheres, homens e crianças, refugiados venezuelanos.

Em nota pública, divulgada nessa quinta-feira (23), os 58 bispos e 27 demais representantes de Prelazias e Dioceses da região, eles reconhecem “que a situação é crítica, principalmente pela ausência de uma ação integrada e eficaz das esferas municipais, estadual e federal do Estado Brasileiro, que assegure a acolhida humanitária aos refugiados”, afirmam no texto.

Assinada pelo presidente da Comissão Especial para a Amazônia da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil/CNBB e da Rede Eclesial Pan-Amazônica/REPAM, Cardeal Cláudio Hummes, a nota recorda que “os refugiados pertencem a povos da Amazônia e merecem respeito à sua dignidade e aos Direitos Humanos”

Confira a nota na íntegra:

Pacaraima: indignação e solidariedade

“Era estrangeiro e tu me acolheste” (Mt 25, 35a)

Nós, 58 bispos e 27 demais representantes de Prelazias e Dioceses reunidos em Manaus (AM) de 20 a 23 de agosto no III Encontro da Igreja Católica da Amazônia Legal, convocados pela Comissão Episcopal para a Amazônia da CNBB para dialogar sobre o Sínodo Especial para Amazônia tomamos conhecimento dos violentos atos ocorridos no dia 18 de agosto em Pacaraima, Roraima.

Inspirados pelo Evangelho de Jesus Cristo, tornamos pública nossa indignação com a intolerância manifestada contra as mulheres, homens e crianças, refugiados venezuelanos. Já o profeta Zacarias nos adverte: “não oprimam a viúva e o órfão, nem o estrangeiro e o necessitado.” (Zc 7, 10). Expressamos nossa solidariedade com as famílias que sofreram a violenta expulsão do Brasil e nos edificamos com as pessoas, instituições e comunidades católicas que acolhem e protegem nossos irmãos e irmãs migrantes. Reconhecemos que a situação é crítica, principalmente pela ausência de uma ação integrada e eficaz das esferas municipais, estadual e federal do Estado Brasileiro, que assegure a acolhida humanitária aos refugiados. Insistimos que o governo da Venezuela supere as causas geradoras desse deslocamento forçado. Lembramos que os refugiados pertencem a povos da Amazônia e merecem respeito à sua dignidade e aos Direitos Humanos. Dizemos BASTA ao ódio e SIM à acolhida fraterna. Que a Virgem de Nazaré, Rainha da Amazônia, interceda pelos povos da Amazônia para que o Espírito de Deus nos indique os caminhos de vivermos como irmãs e irmãos.

Manaus (AM), 23 de agosto de 2018.

Bispos católicos da Amazônia Legal e demais representantes participantes no III Encontro

Cardeal Dom Cláudio Hummes,

Presidente da Comissão Episcopal para Amazônia da CNBB,

Presidente da REPAM – Rede Eclesial Pan-Amazônica.

Fonte: REPAM Brasil

« ‹nov 2018› »